O que eu devo levar em consideração na hora de estabelecer metas para a minha equipe de vendas?

Ao ouvir sobre “equipes de vendas”, qual é a imagem que insiste em ficar na sua mente? Se for a de um grupo de vendedores obcecados em bater metas e alcançar resultados, talvez seja o momento de expandir seus conceitos. Hoje, te mostraremos que ter metas para a sua equipe de vendas é essencial para alcançar o sucesso e isso não deve ser encarado como algo negativo.

Metas de vendas: defini-las é essencial

Antes de falar sobre a importância de estabelecer metas para sua equipe de vendas, pense na seguinte situação: na sua vida, levando em consideração seus objetivos pessoais, carreira e negócio em que atua hoje, se você não definir aonde quer chegar, qualquer lugar que alcançar parecerá suficientemente bom, não é mesmo?

O que queremos dizer com essa reflexão é: definir as metas de vendas é algo extremamente importante para mostrar à sua equipe o que você espera dela e onde quer que ela chegue. Ao estabelecer seus objetivos de venda, seu time permanecerá mais motivado e engajado para cumprir o que foi proposto, pois saberá que tem a capacidade de alcançar tamanho feito.

Mas lembre-se: suas metas para sua equipe de vendas não devem ser encaradas simplesmente com o objetivo de elevar seus lucros. É necessário que elas sirvam para manter seus vendedores com a visão de que podem crescer dentro da empresa, além de reforçar que serão devidamente recompensados ao cumpri-las.

O que levar em consideração na hora de definir as metas?

Para conseguir definir objetivos possíveis de serem alcançados, existem alguns pontos a serem analisados na hora de estabelecer metas para a sua equipe. Afinal, o melhor caminho para tomar boas decisões é fazer isso com base em algo que seja concreto. Confira:

Analise o mercado em que irá atuar.

Para definir suas metas com sensatez, é essencial que você conheça o mercado em que sua empresa está inserida e quer atuar. Busque conhecer as atuais condições de oferta e demanda, o percentual de crescimento do segmento, além de entender a fundo o comportamento do seu público-alvo.

Verifique a produtividade da equipe.

Se sua equipe tem falhado nas vendas e cometido erros primários, você precisará encontrar as causas para que isso esteja acontecendo antes mesmo de estabelecer uma meta. Afinal, se o seu time de vendas não estiver disposto e nem se sentir preparado para alcançar o que foi designado, de nada adiantará você definir os objetivos. Converse, pesquise e procure chegar em um consenso.

Saiba qual é sua capacidade de entrega.

Na hora de estabelecer metas para a sua equipe, leve em consideração a capacidade produtiva que sua empresa tem. Faça análises com base no número de funcionários que você possui hoje e quanto você pode vender e entregar sem que a qualidade e os prazos sejam comprometidos.

Trabalhe com base em análises e projeções financeiras.

Se sua empresa não estiver vivendo um momento favorável, suas metas deverão ser voltadas para mudar os quadros considerados difíceis. Entretanto, se seu negócio estiver bem e com bons resultados financeiros, suas metas deverão ser embasadas no objetivo de fazer com que o faturamento melhore.

Tenha seus vendedores como seus maiores parceiros.

De nada adianta definir suas metas de um jeito assertivo se sua equipe de vendas não se sentir motivada o bastante para alcançá-las. Por isso, pense na possibilidade de adotar programas de incentivo para que eles se sintam engajados a superar aquilo que foi definido. Além disso, procure criar uma relação de proximidade e confiança com eles, incentivando que se desenvolvam e se capacitem sempre mais.

Conte com o auxílio de uma ferramenta de gestão.

Melhor do que definir metas bem embasadas é saber exatamente como controlá-las e se sua equipe de vendas está conseguindo atingi-las. Com uma ferramenta de gestão, você se mantém no controle do início ao fim do processo de vendas, e ainda consegue, por meio de relatórios atualizados, verificar se os objetivos foram atingidos. É o caso do X Business , nosso sistema de gestão que, além de mostrar onde você está acertando, também te dá indicadores que mostram com clareza onde é necessário melhorar.

Dicas para definir suas metas de vendas

Agora que você já sabe o que deve levar em consideração na hora de estabelecer metas para a sua equipe de vendas, está mais do que capacitado para definir as suas. Confira as dicas que reunimos para você:

  • As metas podem – e devem – ser ousadas, mas possíveis de serem atingidas;
  • Verifique constantemente se as metas que foram definidas estão de acordo com o esperado e faça ajustes quando houver necessidade;
  • Desenvolva programas de incentivo para seus vendedores e os mantenha sempre motivados;
  • Permita que sua equipe de vendas participe da definição das metas. Afinal, é ela que precisará cumpri-las;
  • Defina metas com base nas condições do mercado, levando em consideração o que está em alta ou em baixa, pois isso possibilita que as metas sejam embasadas nas possibilidades existentes de serem alcançadas.

Pronto para estabelecer metas para sua equipe de vendas com mais assertividade? Aproveite para adquirir seu sistema de gestão para manter tudo organizado desde o início!

Acesse www.myxbusiness.com e saiba tudo o que o XBussiness pode oferecer para você e o seu negócio.

Até a próxima!

2018-09-24T16:10:13+00:0024/09/2018|Competitive Intelligence, Estratégia|