Relatórios mensais: qual a importância das análises de fim de mês?

Se seu objetivo para alcançar o sucesso do negócio gira em torno de tomar decisões com mais assertividade e com base em algo comprovadamente certo, sua melhor opção tem nome e é fundamental para que isso aconteça. Caso ainda não saiba do que se trata: estamos falando dos relatórios mensais e da importância das análises ao fim do mês.

Os relatórios mensais são ferramentas essenciais para que você realize uma gestão eficiente, independentemente do porte da sua empresa ou o segmento em que ela se encontra. Com eles, é possível verificar com maior clareza as informações e números que surgem, como as vendas realizadas e a produtividade do seu negócio, por exemplo.

A importância de analisar os relatórios mensais do negócio

Um bom gestor é aquele que toma as melhores decisões e consegue levar a empresa que gerencia aos melhores resultados. Entretanto, para conseguir tamanha desenvoltura é necessário ter informações de tudo o que acontece na empresa para saber exatamente como agir.

Os relatórios possibilitam criar indicadores e ter acesso aos resultados de vendas de um jeito bem simples, o que acaba facilitando a tomada de decisões estratégicas, além de correções naquilo que não está saindo como o esperado. Eles também são utilizados para dar embasamento em planejamentos, metas para a equipe de vendas e identificar se há necessidade de treinar os colaboradores.

Para ficar ainda mais claro qual é a importância das análises de fim de mês, aqui vão algumas das principais características dos relatórios mensais:

  • Fazem com que as informações permaneçam organizadas;
  • São parte integrante do planejamento;
  • Avaliam o impacto que as decisões tomadas geram;
  • Permitem o desenvolvimento de um histórico de dados;
  • Possibilitam a obtenção de informações atualizadas.

Além disso, existem três benefícios principais de analisar os relatórios mensais que se destacam diante dos que já foram citados. São eles:

Medem, controlam e monitoram seus colaboradores.

Os relatórios mensais contribuem para que você saiba como está sendo a produtividade da sua equipe, com o intuito de mantê-la com um desempenho sempre alto. É com base nesses dados que você conseguirá definir suas metas de vendas e também visualizar com mais clareza se elas estão sendo cumpridas.

Identificam erros.

Está claro que toda empresa está sujeita a erros. Entretanto, ao ter em mãos relatórios frequentes, fica mais fácil evitá-los e identificá-los rapidamente caso surjam, sendo mais prático corrigi-los logo no início. Além disso, por meio desses registros você conseguirá encontrar pontos de ineficiência, se existem etapas desnecessárias no serviço ou produção, se está ocorrendo desperdício, dentre outros fatores.

Ajudam a traçar metas realistas.

Toda empresa tem objetivos a serem alcançados. Entretanto, em alguns casos, os gestores acabam definindo as metas com base em achismos e não se certificam de que o time de vendas conseguirá alcançá-las, demonstrando que as metas são altas demais para o momento. Os relatórios mensais entram para mudar essa situação, pois oferecem informações em tempo real sobre o desempenho do negócio e ajudam bastante na definição de metas que condizem com a realidade da empresa. Isso ainda contribuirá para manter a equipe motivada e mais produtiva, pois ela terá total capacidade de atingir o que foi definido.

Quer aumentar seus resultados? Conheça dois tipos de relatórios mensais que não podem faltar na sua empresa

Agora que você já entende com maior clareza a importância das análises de fim de mês, listaremos dois tipos de relatórios que devem ser feitos regularmente em seu negócio, caso você queira aumentar suas vendas e sua produtividade. Confira:

Relatório de vendas.

Esse tipo de relatório contribui para que você saiba exatamente quais são seus produtos ou serviços mais vendidos, quanto cada cliente gasta na sua empresa e, até mesmo, qual produto deve sair de linha. Além disso, te ajuda a ter maior controle sobre seu estoque.

Relatório de produtividade.

Assim como já mencionamos, esse tipo de relatório é importante para mostrar como está o desenvolvimento da equipe, sendo possível identificar com mais clareza onde estão ocorrendo gargalos no processo de vendas ou produção. É ele que vai dar embasamento para saber se é necessário investir em treinamentos ou algo que motive os colaboradores.

Agora, além de entender a importância das análises de fim de mês, você também conhece os dois tipos de relatórios mensais que não podem faltar na sua empresa caso seu objetivo seja aumentar suas vendas e produtividade. Então, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a implantá-los em seu negócio.

Se não souber como fazer isso com assertividade, conte com a ajuda do XBusiness, nosso sistema de gestão que coloca você no controle de tudo o que acontece na sua empresa por meio de relatórios completos em tempo real.

Que tal conhecer melhor uma ferramenta para te auxiliar nos processos de vendas e nos seus relatórios com BI completo? Agende uma conversa com um de nossos consultores. É grátis.

consultoria grátis xbusiness

Acesse www.myxbusiness.com para saber mais.

Até a próxima!

2018-09-24T00:35:42+00:0030/09/2018|Estratégia|