O que é um CRM
e como ele pode te ajudar?
O CRM é uma sigla em inglês para “Customer Relationship Management”. Que quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente.
A ferramenta, plataforma ou software, é uma importante aliada para organização dos processos de vendas, fidelização de clientes, redução de custos e aumento de receita.
O que te impede de crescer hoje? Falta de tempo, estoque sem controle, não consegue organizar o processo de vendas e pedidos ou não consegue vender mais para os atuais clientes?
Fizemos essas perguntas, porque é importante que você identifique quais são as suas principais dificuldades atuais antes de explicarmos o que é um CRM.
Isso irá ajudá-lo a direcionar na escolha e no uso da ferramenta para sanar a sua principal dor.
Além também de contribuir para melhorar todas as outras questões.
O CRM ou Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente, sem dúvidas é um software/programa completo que vai mudar a forma como você lida com seus clientes atuais e novos, o seu estoque, faturamento e receitas.
Porque, além de organizar toda a estrutura dos seus processos, também trará indicadores de performance.
São os chamados KPI’s ou números que evidenciam o volume de vendas que são importantíssimos para o crescimento do seu negócio.
Se ficou interessado, continue essa leitura e você vai saber:
O que é o CRM?
O CRM é um software ou programa de gestão Online. Ele reúne um conjunto de estratégias de negócios e as melhores práticas de administração.
Tudo para que as pequenas, médias e grandes empresas possam analisar e gerenciar as interações com os clientes.
Essas interações podem ser de novos pedidos ou qualquer outro registro de informação que você inserir sobre os seus passos com o cliente.
Essas informações são transformadas em dados/números que são apresentados em uma tela chamada de Dashboard.
Isso é o que chamamos de indicadores de performance.
Por meio deles, você terá em mãos o seu volume de vendas, de pedidos, quais clientes compram mais, o que eles compram, quais os produtos são mais rentáveis e os que não são tanto.
Isso é possível porque o CRM armazena as informações que você cadastra diariamente sobre suas vendas e dados de clientes. Além também das atividades e ações diferentes que você faz.
Veja como o CRM mudou a história da Adoro Frios (ler o case)
Como usar um CRM?
Se você nunca teve contato com um programa ou sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), é importante que você saiba como usá-la e como aproveitar o melhor que ela pode te oferecer.
Por isso, separamos as principais atividades que você irá fazer para saber como usar um CRM.
Podemos dizer que o CRM é o braço direito do gestor de vendas ou marketing. Pois, será por meio dele que você irá organizar e estruturar todo o seu processo de vendas. Isso desde o primeiro contato com o cliente.
A importância de um CRM
O que você precisa ter em mente é que o CRM não é uma lista de contatos ou de pedidos. A plataforma reúne e integra todos esses dados. Além disso, apresenta gráficos e informações valiosas para você. Resumidamente, por meio do software, você terá um “raio x” completo da sua empresa. Isso reúne informações em tempo real para acompanhar os resultados. Além do mais, você mantem suas equipes atualizadas com informações pessoais dos clientes, histórico de pedidos e preferência de compras.
O mais importante de um CRM é acessá-lo todos os dias e interpretar os dados que ele te apresenta. É bem no estilo daquele ditado “o olho do dono engorda o gado”. Somente acessando e acompanhando de perto os números, os resultados irão aparecer no curto prazo.
Como o CRM pode ajudá-lo
a fidelizar clientes e vender mais?
Já falamos muito acima sobre os benefícios de um CRM para o seu negócio. Mas, é importante citar também como ele contribui para a fidelização dos clientes. É difícil de entender como isso funciona. Mas, você precisa entender que os clientes só compram de quem confiam.
E para que eles confiem em você, você precisa demonstrar que o conhece e transmitir confiança. Uma das maneiras, é contar com um CRM ou software de gestão de vendas que te alerte quando abordar o cliente. Além também de informar o que oferecer a ele. Algumas ferramentas oferecem a funcionalidade de alerta.
O que isso quer dizer?
Que você consegue identificar a sazonalidade com que o seu cliente compra. Consequentemente, configura o sistema para que ele te envie um alerta para você fazer uma nova abordagem ao cliente. Só essa funcionalidade já irá ajuda-lo e muito na fidelização do seu cliente, além também de contribuir para o aumento nas vendas.
Além disso, separamos outras duas vantagens:
Em vendas há uma característica muito importante que faz toda a diferença que é o chamado “follow-up”. Ou seja, o retorno ao cliente.
De nada adianta fazer uma super apresentação, encantar o cliente e depois não retornar para fechar vendas ou manter um relacionamento próximo.
Por isso, a ferramenta ou CRM é uma importante aliada para você identificar se esses retornos estão sendo feitos periodicamente.
Nenhuma empresa consegue crescer e ser competitiva, se não se preparar e fazer o planejamento estratégico.
Com o CRM, é possível identificar os pontos fortes, as falhas e traçar o plano para que o resultado seja alcançado.
Para traçar novos planos, basta você ter em mãos informações que já estão cadastradas no CRM.
Como o histórico do cliente, informações deles, histórico de compra, produtos vendidos, desempenho dos vendedores e regiões com maior volume de vendas.
Como escolher o CRM ideal para o seu negócio?
A escolha de um Software ou programa de controle de vendas é sempre um processo delicado independente do tamanho da sua empresa. Se você chegou até aqui, é porque conseguimos comprovar ao longo desse conteúdo que você precisa de um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente).
Antes de procurar no Google ou em qualquer site de busca, é preciso que você saiba escolher um CRM.
Ele deverá combinar com o seu negócio. Por isso, fique atento às dicas:
Teste ou peça demonstrações
Opte por um fornecedor de CRM que o deixe testar ou ofereça demonstrações gratuitas. Somente assim você irá conhecer na prática o que o sistema te fornece.
Saiba como o CRM será usado
É importante que você identifique as suas necessidades e defina como o CRM será usado no dia a dia. Além também de saber quais são as pessoas que terão acesso.
Fique de olho nos benefícios
Um bom CRM conta com funcionalidades que te dão benefícios como economia de tempo, análise de resultados, controle de vendas e etc.
Como engajar o uso do CRM na sua empresa
Muitas empresas têm medo de contratar o software CRM por medo de não se adaptar e não usar.
Mas, a dica é muito simples: treine sua equipe, demonstre o valor do sistema para a empresa e dê o exemplo sempre.
Se você exigir que todos façam o uso e você não usar, não haverá engajamento da equipe e todos os benefícios do CRM serão perdidos.
Por isso, esteja atento sempre e procure na tecnologia a ajuda necessária para fazer a sua gestão decolar.
Gostou desse artigo?