< img height = "1" width = "1" style = "display:none" src = "https://www.facebook.com/tr?id=680156339038325&ev=PageView&noscript=1" />

Solução de Engajamento:

Grupo Martins, líder nacional em distribuição


Problemas
identificados:

Cálculos manuais do programa de incentivo

Atraso na divulgação de resultados

Falta de transparência

Colaboradores desmotivados

Como a maioria dos problemas foi resolvido?

O grupo contratou o módulo de GAMIFICAÇÃO do XBusiness.

Veja como foi o caso de sucesso!

Sobre o Martins

O Grupo Martins, líder nacional em distribuição, é formado pelo SIM (Sistema Integrado Martins), que engloba além do Atacadista o Tribanco, a Tricard , a Tripag e a rede Smart de supermercados.

A força de vendas do SIM conta com mais de 4 mil funcionários, entre lideranças, vendedores e representantes comerciais autônomos (RCA) distribuídos por todo o Brasil. Motivar e incentivar no cumprimento das metas é um verdadeiro desafio.

XBusiness - Engajamento - Gamification - Martins
Gamification - XBusiness - Fórmula Sim - Engajamento

O Fórmula SIM

O programa de Incentivo de Vendas “Fórmula SIM” foi criado há mais de 30 anos, tem como referência a Fórmula 1 e é um dos programas mais tradicionais da empresa. Quem trabalha com programas de incentivo de vendas sabe o quanto é trabalhoso definir as regras de pontuação e apurar os resultados diariamente.

A dinâmica do incentivo era manual por meio de planilhas isso inclui a descrição, comunicação com a força de vendas e apuração dos resultados. Imagina a dificuldade de fazer toda análise de mais de 4 mil colaboradores por planilhas?

Como era antes do
XBusiness Gamificação

A área de vendas contava com um analista que era responsável e dedicado apenas à essa atividade. Em 2017, a empresa reestruturou as áreas e o incentivo de vendas passou para as mãos da equipe de marketing.

“Como era tudo manual, ficamos quase cinco meses sem publicar o resultado e isso gerou um desconforto com a equipe de vendas”, explica Fernanda Campolina analista de marketing sênior no Martins.

No mesmo ano, a empresa trocou as planilhas pela solução XBusiness Gamificação que foi personalizado e calcula automaticamente a pontuação da força de vendas de acordo com as conquistas.

Painel Gamification - XBusiness | Fórmula Sim
Gamification - XBusiness - Fórmula SIM

Gamificação foi personalizada

A equipes de vendas foram divididas em mais de 50 grupos de competição no Brasil todo. Toda a estrutura que era feita por planilha e manualmente, passou a ser online, com técnicas de jogos para estimular a competição e com apuração do ranking em tempo real.

Na tela do dispositivo móvel ou desktop, os mais de 4 mil vendedores deixaram de ver apenas seus números em tabelas e escolheram seus carros de corrida na cor que eles mais gostavam, conheceram os desafios e a cada pontuação viam o ranking de posição subir.

Mudanças percebidas

A disputa passou a ter pista de corrida, carrinhos e pódio para que a equipe de vendas pudesse bater as metas geral e individual com a sensação de estarem em um jogo virtual.

Com essa mudança, a equipe de marketing conseguiu dar mais transparência ao incentivo de vendas uma vez que o corredor (no caso vendedor) conseguia ver a posição dele no ranking e também dos competidores.

“Agora ele tem todos os indicadores na palma da mão, sabe se ganhou ou não, o que ele fez e como foi a performance dele. É uma forma de feedback instantâneo”, disse Fernanda.

O saldo do primeiro ano de Gamificação foi positivo para o Sistema Integrado Martins (SIM) e agora em 2019 a parceria continua entre o XBusiness Gamificação e a empresa.

Quer aumentar a performance do seu negócio,
clique aqui e começe a mudar a sua realidade, com todo o nosso apoio.