< img height = "1" width = "1" style = "display:none" src = "https://www.facebook.com/tr?id=680156339038325&ev=PageView&noscript=1" />

O que é Gamificação e como aplicá-la em empresas?

Com técnicas de jogo para engajar equipes, a gamificação em empresas tem sido uma estratégia usada para alavancar os resultados.
Entretanto é comum encontrar quem ainda não conhece gamificação e os benefícios dela.
Por isso, fizemos uma pesquisa bem profunda para trazer para você técnicas e dicas de como aplicar gamificação na sua empresa.

Neste artigo você encontrará as respostas para as perguntas abaixo:

  • O que é gamificação?
  • Como aplica-la em empresas?
  • Será que ela é para todos?
  • Gamificação dá resultado?

Boa leitura 🙂

O que é gamificação?

Em uma entrevista à Forbes no ano passado, o especialista em Gamificação Karl Kapp definiu bem a técnica. “Gamificação é a aplicação da mecânica e do pensamento de games em um ambiente diferente, como o mundo corporativo”.

Isso quer dizer, que os jogos não são exclusividades das plataformas. Mas, que podemos usar todas as técnicas e gatilhos mentais dos games para provocar mudanças dentro das corporações.

Os gatilhos mentais que os jogos usam para envolver os públicos, podem e devem ser aplicados no dia a dia. Dessa maneira, o público passa a ver sentido na ação e engaja com mais facilidade.

Mas, como isso é possível?

O primeiro passo é ter um objetivo claro do que você espera como retorno da ação. Depois é importante que você planeje, estude o tema definido e trace uma estratégia para colocá-la em prática.

Gamificação em empresas é para todos?

O dia a dia de uma empresa é bastante pesado. São vários fatores para se administrar: pessoas, finanças, clientes, estrutura, entre outros aspectos.

De certa maneira se torna cansativo e, em alguns casos, rotineiro. Principalmente quando a maior parte das atividades são manuais.

Por isso, surgem estratégias e técnicas de motivação para que as pessoas possam se envolver mais com a empresa.

A Gamificação é uma dessas técnicas. Pois, além de apostar em algo lúdico faz com que as pessoas se envolvam afetivamente com a empresa.

E isso é o que gestores de Recursos Humanos, Marketing e Vendas esperam não é mesmo?

Portanto, a Gamificação pode ser aplicada em qualquer empresa, independente do setor ou porte.

Resultados extraordinários

A relação com a empresa, principalmente entre os mais jovens, é bem semelhante com a relação entre pessoas.

Hoje, há um propósito em torno da carreira. Por isso, os profissionais só se entregam e ficam em empresas que façam sentido para a vida, além também de se sentirem parte dela.

Por isso, muitas empresas não conseguem reter talentos. E a gamificação é uma excelente estratégia para engajar, motivar e reter pessoas.

Pois, estimula os colaboradores a conquistarem resultados extraordinários com técnicas de design de jogos e desafios reais.

Quando o colaborador conquista o desafio, ele tem energia para continuar crescendo. Sendo assim, os resultados em vendas, em clima corporativo e até mesmo mudanças de processos, chegam com mais agilidade.

Como aplicar gamificação em empresas?

Como já citamos acima, é importante que você defina o objetivo principal que a gamificação terá na empresa.

Uma vez com o objetivo, defina o tema e aposte em uma plataforma de gamificação com experiência no assunto. É importante que essa ferramenta te permita executar a estratégia, apurar os resultados automaticamente e em tempo real.

Somente assim, você conseguirá medir os resultados e o índice de engajamento.

Quer uma ferramenta completa para a sua ação?

Conheça o XBusiness Gamification – Clique Aqui para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.