< img height = "1" width = "1" style = "display:none" src = "https://www.facebook.com/tr?id=680156339038325&ev=PageView&noscript=1" />

As 3 respostas que você deve ter antes de qualquer prospecção

A prospecção é uma das etapas mais importantes do processo de vendas. Esse conteúdo vai abordar justamente esse tema para ajudá-lo a crescer e melhorar seus resultados.

Se você é dono ou gestor de um negócio, sabe que o cliente é o bem mais importante da empresa. Por esse motivo, é essencial que ele seja atraído das melhores formas possíveis, pois possibilita que o mercado se expanda e o aumento nas vendas.

Para que isso aconteça, você precisa valorizar a prospecção. Entretanto, a dúvida que mais aparece nessas horas é: o que preciso saber antes de qualquer prospectar?

Só abrindo um parênteses: caso você ainda não sabe o que é prospectar, leia até o final, pois você se lembra daquela máxima de que a primeira impressão é a que fica?

Pois é, a prospecção é a fase inicial do seu contato com o futuro cliente. Por isso, trata-se de uma das fases mais importantes do processo de vendas.

É nessa etapa de prospecção que são realizadas ações com o intuito de aumentar a carteira de clientes e fazer com que a empresa tenha uma participação de mercado maior.

Ou seja, seu principal intuito é auxiliar, e muito, no processo de captação de novos clientes para seu negócio.

Então, a prospecção pode ser definida como um processo que tem como principal objetivo buscar, qualificar e conquistar novos clientes para uma determinada empresa ou produto.

Esse conteúdo vai ajudá-lo a identificar as 3 respostas que você deve ter em mãos na hora de fazer a sua prospecção. Pois, são elas que podem fazer com que você consiga uma venda de sucesso e, em contrapartida, caso não as conheça, também podem ser aquelas que farão com que você perca um bom negócio.

Quer saber quais são? Veja abaixo

Saiba as 3 respostas que você precisa ter antes de prospectar

Assim como já citamos, a prospecção é o momento em que você precisa ter total cuidado em sua abordagem, pois, caso contrário, poderá receber um não logo no início e nenhum vendedor quer isso.

Para evitar que isso aconteça, elencamos as 3 respostas que você deve ter antes da abordagem ao seu potencial cliente.

Confira:

1- Minha lista de preços atualizada?

Por algum motivo, você ou o seu gestor decidiu atualizar sua lista de preços a pouco tempo e, como você não anotou, se sente inseguro ao dizer esses valores.

O cliente, obviamente, perceberá, de imediato, que você não tem acesso aos próprios preços e ficará com receio de comprar.

Pois, ter esse tipo de informação é essencial no momento em que você entrar contato com um prospect.

Por isso, lembre-se de ter a lista de preços atualizada seja em planilha ou no sistema de vendas antes de começar a abordagem.

Caso, você vá ao cliente com a lista desatualizada, além de fazer uma venda com valores errados ainda pode dar a impressão de despreparo.

Lembre-se: pessoas compram de pessoas confiáveis.

2- Reveja as principais vantagens do seu produto comparado à concorrência

Acredite, de nada adianta ter um excelente poder de argumentação se você não souber o mínimo sobre seu próprio produto ou serviço em relação à concorrência.

É necessário que você estude sobre o seu produto. Faça uma avaliação da concorrência e tenha claro quais são os principais atributos, pontos de diferenciação e benefícios entre um e outro.

Isso porque seu prospect poderá te questionar sobre o motivo de que ele comprar de você e não de uma outra empresa que oferece exatamente a mesma coisa.

Mostre que você entende a fundo sobre o que está vendendo e não deixe que o potencial cliente perceba que você não acredita naquilo que está falando ou está inseguro.

É preciso ter total domínio da sua abordagem, reforçando que valerá mais a pena adquirir o que você oferece e não o que a concorrência tem.

Nessas horas, lembre-se que você é o maior admirador do seu produto ou serviço. Portanto, não existe ninguém melhor para argumentar positivamente sobre ele.

3- Como tornar meu atendimento satisfatório?

Outro fator importante que você precisa saber antes de prospectar é como seu atendimento poderá entregar valor ao prospect.

Busque demonstrar o quanto você estará sempre por perto (mas sem ser invasivo) para dar total auxílio no pós-venda.

Evite transmitir uma sensação de que seu único objetivo é realizar a venda. Pois, ele precisa entender que receberá consultorias sempre que for necessário.

Além também de oferecer um canal de comunicação exclusivo para continuar em contato com sua empresa.

Busque mostrar para seu prospect que ele tem valor, pois caso ele sinta que não está recebendo a atenção que merece, escolherá outro fornecedor.

Marque visitas quinzenais ou mensais, acompanhe os pedidos dele, saiba exatamente de quanto em quanto tempo ele precisa dos seus produtos ou serviços, mantenha contato por telefone e certifique-se de que tudo está dentro do esperado.

Isso faz total diferença para que ele continue fazendo negócio com você.

Leia também: Transforme seus clientes em fãs

Gostou deste texto?

Aproveite para compartilhá-lo com outros gestores e vendedores. E caso queira aprofundar mais ainda sobre a prospecção de venda, baixe nosso e-book clicando aqui.

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.