< img height = "1" width = "1" style = "display:none" src = "https://www.facebook.com/tr?id=680156339038325&ev=PageView&noscript=1" />

Os principais inimigos da produtividade

Inimigos da produtividade parece o nome de uma banda né?

Mas, é algo muito comum de se encontrar e extremamente tóxico para as corporações. Já falamos aqui sobre técnicas para aumentar a produtividade com dicas para você ser mais produtivo.

Embora falamos sobre as técnicas, é importante identificar quais são os inimigos da produtividade. Assim, será fácil encontrar um caminho para aplicar as técnicas.

Que tal continuar a leitura desse artigo? Nele você vai encontrar:

  • Principais problemas para empresa
  • Consequências da falta de produtividade
  • Os inimigos da produtividade
  • Como a falta de cuidados pessoais interferem na produtividade

Os inimigos da produtividade

A produtividade tem alguns inimigos bem conhecidos por diversos profissionais. Embora sejam conhecidos, poucos sabem como identificá-los.

Podemos citar alguns como a falta de planejamento, as distrações, a procrastinação e a falta de cuidado pessoal.

Talvez o último chame um pouco mais de atenção em relação aos demais, mas acredite, ele também tem um impacto negativo na produtividade.

Para que você entenda melhor, explicamos:

Falta de planejamento

Começar o dia sem ter definido o que será feito já é um bom motivo para que tudo dê errado e saia do controle. É impossível saber quais são as tarefas que você poderá finalizar e nem quando isso vai acontecer, o que acaba dificultando – e muito – a definição de um prazo para o cliente receber o que foi solicitado e até mesmo de algo simples, como qual será o seu horário de almoço, por exemplo.

Assim, você acaba perdendo um tempo precioso tentando resolver imprevistos pessoais e profissionais, e isso com certeza afetará ainda mais as suas entregas e prazos a serem cumpridos.

Por isso, não deixe de lado a organização para ter uma vida mais produtiva. Organize seu local de trabalho, as tarefas que precisa desempenhar e quais são as prioridades.

Distrações

Sabemos que em uma empresa as distrações vêm aos montes. Conversas paralelas nos corredores, reuniões intermináveis que seriam resolvidas com um e-mail e entre outras.

Atualmente, uma das maiores distrações para os profissionais é o smartphone. As mensagens chegam e automaticamente paramos o que estamos fazendo para ler.

Normalmente essas mensagens pedem uma atenção que não pode ser dada, afinal, existem outras tarefas mais importantes a serem feitas.

Se você trabalha em casa, até mesmo a TV  ligada pode ser uma fonte de distração. Se alguém da família entrar no mesmo ambiente e começar a assistir, você acabará prestando atenção e deixará suas obrigações atrasarem.

No fim do dia, o que era para ser cumprido estará mais uma vez como obrigação do dia seguinte.

Procrastinação

Todo ser humano tem uma tendência natural à procrastinação, o que faz com que ela seja considerada como mais um maiores inimigos da produtividade.

Procrastinar é ficar adiando a realização das tarefas existentes. Principalmente quando elas são difíceis ou exigem um esforço/tempo maior para que sejam concluídas.


Se você vive saindo da sua mesa para fazer coisas que não há necessidade, elabora uma lista com várias atividades que são irrelevantes e ao final do dia não consegue realizar nem mesmo metade delas.

Talvez seja o momento de aceitar que a procrastinação faz parte da sua rotina de trabalho e isso precisa ser mudado.

Falta de cuidado pessoal

Mesmo que seja estranho a falta de cuidado pessoal ser uma inimiga da produtividade, trata-se de um problema bem simples de ser entendido.

Para isso, imagine que você acabou de pegar um trabalho urgente e que precisa ser liberado o mais rápido possível. Mas, sua cabeça está doendo por ter dormido mal a noite e o seu estômago está roncando de fome por você não ter se alimentado direito.

É quase impossível se concentrar no que realmente precisa ser feito, não é mesmo?

Por isso, tenha bastante atenção ao seu corpo e mente. Deixar de cuidar deles vai impactar negatividade em seu trabalho.

Além de também influenciar sua vida pessoal. Um profissional autônomo não precisa trabalhar o tempo todo e sem pausas, mas precisa ter equilíbrio para conciliar a vida profissional e a vida fora do trabalho.

 

Conclusão

Quando olhamos os inimigos da produtividade fica simples identificar por onde começar para sermos mais produtivos(as). Acabar com a procrastinação e silenciar o telefone durante a realização de uma tarefa complexa não são fáceis.

Exige dedicação, força de vontade e uma mudança de hábito. Por isso, avalie a sua performance, identifique o que te atrapalha e trace um plano de ação.

Não fique parado (a). O tempo passa cada vez mais rápido e é preciso ter equilíbrio para não perder oportunidades de crescimento.

Gostou desse artigo?

Deixe um comentário 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.