< img height = "1" width = "1" style = "display:none" src = "https://www.facebook.com/tr?id=680156339038325&ev=PageView&noscript=1" />

Saiba a importância de fazer uma boa gestão de produtos

Fazer a gestão de produtos vendidos e disponíveis é um dos segredos para melhorar seus resultados e garantir um crescimento sustentável.

Você sabe o que é gestão de produtos?

Bom, gestão de produtos é o que o próprio nome diz. É gerenciar todos os produtos disponíveis no seu portfólio, saber quais são os três melhores produtos de vendas, os que tem maior volume e fazer um acompanhamento diário deles.

Em suma, podemos afirmar que a gestão de produtos é uma prática que permite que você tenha uma visão estratégica para sua empresa. Ajuda inclusive na gestão de marketing também.

Existem diferentes motivos para que você conte com essa estratégia na sua empresa. E alguns deles são: ter um volume de produtos disponíveis equilibrado, ter uma gestão sustentável, ter a capacidade de entregar o que vendeu e identificar oportunidades de vender mais.

Saiba como fazer a gestão de produtos de forma simples

É difícil começar algo do zero, não é mesmo? A gente fica sem saber por onde começar, o que fazer e cometemos muitos erros. Erramos porque queremos fazer tudo ao mesmo tempo e perdemos o foco.

Por isso, separamos aqui dicas rápidas de como fazer a gestão dos produtos de forma simples.

1 – Cadastre seus produtos

O primeiro passo para implantar uma gestão de produtos de forma simples e rápida, é ter em uma planilha ou contar com um sistema de vendas que você o cadastro dos produtos atualizado.

Caso você não tenha, faça uma lista com todos os produtos que você oferece. Nesse mesmo arquivo, insira a quantidade que você tem de cada um e a quantia vendida. Não se esqueça de inserir datas também.

É extremamente importante que você saiba os dias ou meses da aquisição e venda do produto.

2 – Tenha os dados dos clientes atualizados

De nada adianta ter informações dos produtos se você não tem dos seus clientes. É importante que você saiba para quem e quando vendeu, também.

Somente assim você terá uma gestão completa dos produtos. Para fazer isso, você também vai precisar do suporte de uma planilha.

Nela, você pode inserir todas as informações do seu cliente. Dados como nome do cliente, produtos comprados, a quantidade que ele comprou e a data de compra.

3 – Acompanhe a demanda de produtos

Você sabe o que é demanda? Ela é a quantidade de produtos ou serviços que os seus clientes ou consumidores estão dispostos a adquirir de você.

Se eu te perguntar agora qual é a demanda dos seus clientes, você saberia me dizer? Se a resposta for não, você vai precisar melhorar a sua gestão.

O motivo é bem simples: quando você controla a demanda, você se planeja melhor e não corre o risco de perder vendas por falta de produtos ou até mesmo perder dinheiro ao comprar muitos itens que pouco vendem.

Ao fazer o controle diário da demanda, você identifica qual é o interesse do cliente e passa a conhecer melhor o que ele compra.

Dessa maneira, você pode fazer uma gestão mais correta e tomar decisões mais assertivas. Como, por exemplo, a retirada de um determinado produto do seu portfólio e o oferecimento de outros itens para diferentes clientes.

Tudo isso, baseado no que o seu cliente consome.

Mas, como fazer isso?

Conte com o apoio da tecnologia. No mercado existem diferentes sistemas que automatizam esse processo. No CRM XBusiness, por exemplo, você mantem os dados de consumo dos seus clientes atualizados e pode acompanhar tudo isso em tempo real.

Dessa maneira, você faz uma gestão de produtos efetiva e simples.

Quer saber mais?
Preencha seus dados que entramos em contato com você.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.