< img height = "1" width = "1" style = "display:none" src = "https://www.facebook.com/tr?id=680156339038325&ev=PageView&noscript=1" />

Saiba como criar um funil de vendas para distribuidoras

Funil de vendas é muito falado entre gestores comerciais e de marketing. Mas, afinal de contas você sabe o que é? Sabe como criar um funil de vendas para distribuidoras?

De maneira resumida, o funil de vendas é um modelo estratégico de gestão. Ao aplicar em sua empresa você está definindo as etapas que o seu futuro cliente passa antes de comprar de você.

Afinal, o que é um funil de vendas?

Você sabe que a concorrência é muito acirrada. São inúmeras distribuidoras e fornecedoras disputando um mercado concorrido. Por isso, aplicar o modelo de funil de vendas no seu negócio fará uma grande diferença para você.

Antes de tudo vamos entender de uma vez por todas o que é o funil de vendas. É um processo de vendas dividido entre atração, nutrição, venda e fidelização.

O objetivo é você dividir os seus prospects ou futuros clientes em etapas. Assim, você separa as ações que você terá com cada um deles por etapa.

O intuito dele é mapear a jornada de compra do seu cliente, tornando o processo de vendas o mais escalável possível.

Estamos falando de um caminho que inicia no primeiro contato com o produto ou serviço e termina na venda.

E porque se chama funil de vendas? O próprio nome já diz muito. Assim como um funil comum, ele começa com a boca cheia de prospects interessados e ao longo da jornada eles vão se afunilando.

Como definir o funil de vendas para distribuidoras

O primeiro passo é saber o que significa cada uma das etapas. Mas, antes disso, vamos ensinar como você deve se relacionar melhor com seus clientes ou futuros antes de inseri-los no seu funil.

Para desenvolver um funil de vendas para distribuidoras, você deve primeiro identificar quem são seus clientes ideais. O seu foco é vender para o seu cliente, não é mesmo? Por isso, antes de montar o seu funil, pense para quem você quer vender.

Por exemplo:

Produto: Alimentos congelados
Cliente ideal: Proprietário de lanchonetes com 4 funcionários e mais de 50 clientes por dia.
Principal dificuldade dele: comprar alimentos de qualidade e ter reposição de estoque mensal.

Ficou claro?

Esse tipo de mapeamento, é importante para que você identifique o perfil do seu cliente. Além disso, saiba também a melhor maneira de abordá-lo. Essa etapa é importante para que você saiba como chamar a atenção dele de em cada etapa do funil.

 

Leia também: 4 passos para aumentar a produtividade em vendas

 

Entenda como funciona cada etapa do funil

Separamos abaixo como funciona cada etapa do funil e de que forma você pode aplicar no seu negócio.

Etapa de atração

Esse é o seu primeiro contato com o seu prospect. Nessa etapa ele não te conhece e não sabe quais produtos você oferece.

Aqui você estabelece estratégias para atrair novos clientes clientes para a distribuidora. A nossa dica é que você foque nos benefícios que a distribuidora oferece e não apenas nos produtos.

Se é produto de qualidade, marca conhecida ou prazo de pagamento. Você deve entender quais são os seus diferenciais para apresentar e fazer com que as pessoas considerem comprar de você.

Pedir para que um antigo cliente o indique é uma ótima estratégia para iniciar uma conversa.

Etapa de nutrição

Esse já é o seu segundo contato com o cliente. Essa etapa é de nutrir o seu prospect com informações sobre você.
Você pode enviar e-mails, SMS ou mensagens contando sobre suas novidades e sugerindo uma visita no local.
Foque em seus diferenciais sempre.

Etapa de vendas

Você já está na terceira etapa de tratativa com o seu futuro cliente. Você já apresentou seu produto, serviços e diferenciais.
O prospect se convenceu e ficou interessado em recebê-lo pessoal ou remotamente para comprar de você.
É aqui que você deve estar atento para não errar. É importante vender o que você realmente oferece. Somente assim, você conseguirá mantê-lo em sua carteira de clientes.

Etapa de fidelização

Vender não é mais o suficiente. Você deve criar formas de se comunicar com o cliente para oferecer sempre os produtos.
Uma boa dica de fidelizar o seu cliente é identificar o perfil dele e oferecer os produtos de acordo com o comportamento de compra dele.

Como saber o que o cliente compra e quando?

Você deve cadastrar as informações do cliente. Essas informações são: nome, endereço, nome da empresa, produtos comprados, volume, valor de venda e data.
Dessa maneira você deve acompanhá-lo e entrar em contato sempre para saber se ele precisa de mais produtos. Esse processo pode ser automatizado também. Basta você contar com um software ou plataforma de gestão de negócios

 

Leia também: Por que adquirir uma ferramenta de automação de vendas?

Como implantar o funil de vendas na distribuidora?

Agora que você entende um pouco mais da importância do funil de vendas para o seu negócio e também sabe como implantá-lo.

Você pode fazer por meio de planilhas, mas tomará muito o seu tempo. O ideal é você investir em uma ferramenta de automação de vendas para te mostrar os resultados de cada etapa.

Afinal, de nada adianta ter inúmeros contatos na fase de atração se você não sabe como administrá-los.

Quer saber mais?
Preencha o formulário abaixo. Nossos consultores entrarão em contato com você.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *