Os principais inimigos da produtividade
Inimigos da produtividade parece o nome de uma banda né?
Mas, é algo muito comum de se encontrar e extremamente tóxico para as corporações. Já falamos aqui sobre técnicas para aumentar a produtividade com dicas para você ser mais produtivo.
Embora falamos sobre as técnicas, é importante identificar quais são os inimigos da produtividade. Assim, será fácil encontrar um caminho para aplicar as técnicas.
Que tal continuar a leitura desse artigo? Nele você vai encontrar:
- Principais problemas para empresa
- Consequências da falta de produtividade
- Os inimigos da produtividade
- Como a falta de cuidados pessoais interferem na produtividade
Os inimigos da produtividade
A produtividade tem alguns inimigos bem conhecidos por diversos profissionais. Embora sejam conhecidos, poucos sabem como identificá-los.
Podemos citar alguns como a falta de planejamento, as distrações, a procrastinação e a falta de cuidado pessoal.
Talvez o último chame um pouco mais de atenção em relação aos demais, mas acredite, ele também tem um impacto negativo na produtividade.
Para que você entenda melhor, explicamos:
Falta de planejamento
Começar o dia sem ter definido o que será feito já é um bom motivo para que tudo dê errado e saia do controle. É impossível saber quais são as tarefas que você poderá finalizar e nem quando isso vai acontecer, o que acaba dificultando – e muito – a definição de um prazo para o cliente receber o que foi solicitado e até mesmo de algo simples, como qual será o seu horário de almoço, por exemplo.
Assim, você acaba perdendo um tempo precioso tentando resolver imprevistos pessoais e profissionais, e isso com certeza afetará ainda mais as suas entregas e prazos a serem cumpridos.
Por isso, não deixe de lado a organização para ter uma vida mais produtiva. Organize seu local de trabalho, as tarefas que precisa desempenhar e quais são as prioridades.
Distrações
Sabemos que em uma empresa as distrações vêm aos montes. Conversas paralelas nos corredores, reuniões intermináveis que seriam resolvidas com um e-mail e entre outras.
Atualmente, uma das maiores distrações para os profissionais é o smartphone. As mensagens chegam e automaticamente paramos o que estamos fazendo para ler.
Normalmente essas mensagens pedem uma atenção que não pode ser dada, afinal, existem outras tarefas mais importantes a serem feitas.
Se você trabalha em casa, até mesmo a TV ligada pode ser uma fonte de distração. Se alguém da família entrar no mesmo ambiente e começar a assistir, você acabará prestando atenção e deixará suas obrigações atrasarem.
No fim do dia, o que era para ser cumprido estará mais uma vez como obrigação do dia seguinte.
Procrastinação
Todo ser humano tem uma tendência natural à procrastinação, o que faz com que ela seja considerada como mais um maiores inimigos da produtividade.
Procrastinar é ficar adiando a realização das tarefas existentes. Principalmente quando elas são difíceis ou exigem um esforço/tempo maior para que sejam concluídas.
Se você vive saindo da sua mesa para fazer coisas que não há necessidade, elabora uma lista com várias atividades que são irrelevantes e ao final do dia não consegue realizar nem mesmo metade delas.
Talvez seja o momento de aceitar que a procrastinação faz parte da sua rotina de trabalho e isso precisa ser mudado.
Falta de cuidado pessoal
Mesmo que seja estranho a falta de cuidado pessoal ser uma inimiga da produtividade, trata-se de um problema bem simples de ser entendido.
Para isso, imagine que você acabou de pegar um trabalho urgente e que precisa ser liberado o mais rápido possível. Mas, sua cabeça está doendo por ter dormido mal a noite e o seu estômago está roncando de fome por você não ter se alimentado direito.
É quase impossível se concentrar no que realmente precisa ser feito, não é mesmo?
Por isso, tenha bastante atenção ao seu corpo e mente. Deixar de cuidar deles vai impactar negatividade em seu trabalho.
Além de também influenciar sua vida pessoal. Um profissional autônomo não precisa trabalhar o tempo todo e sem pausas, mas precisa ter equilíbrio para conciliar a vida profissional e a vida fora do trabalho.
Conclusão
Quando olhamos os inimigos da produtividade fica simples identificar por onde começar para sermos mais produtivos(as). Acabar com a procrastinação e silenciar o telefone durante a realização de uma tarefa complexa não são fáceis.
Exige dedicação, força de vontade e uma mudança de hábito. Por isso, avalie a sua performance, identifique o que te atrapalha e trace um plano de ação.
Não fique parado (a). O tempo passa cada vez mais rápido e é preciso ter equilíbrio para não perder oportunidades de crescimento.
Gostou desse artigo?
Deixe um comentário 🙂
Deixe um comentário