< img height = "1" width = "1" style = "display:none" src = "https://www.facebook.com/tr?id=680156339038325&ev=PageView&noscript=1" />

As 4 consequências da falta de organização em vendas

Organização é o segredo do sucesso para profissionais de qualquer área ou setor de atuação. Mas na área de vendas, a organização é fundamental para vendedor alcançar e superar metas.

Quer saber o motivo?

Você vai saber ao longo desse texto, além de entender as consequências que a sua gestão tem quando não há organização em vendas.
Este conteúdo vai te dar respostas para dúvidas comuns como:

  • Por que não supero minhas metas?
  • Por que meu time não tem o desempenho esperado?
  • Por que não consigo identificar quais são os negócios que posso fechar mais rápido?

Abaixo separamos as 4 principais consequências que a falta de organização em vendas trás para a sua gestão.

DNA de cada empresa

Antes de começar a falar sobre o tema, é importante reconhecer que cada empresa tem o seu DNA, ou seja, aquela característica que a determina como única e com suas próprias metodologias.
Mas o que todas têm em comum, é que elas vendem algo para alguém. O que as diferenciam nesse quesito é o método de vendas adotado por cada uma.
Algumas contam com vendas internas, outras é porta a porta e ainda tem aquela em que o consumidor compra sozinho sem interação com consultor.

O que não pode acontecer é a falta de organização no processo de vendas. Sabe por quê?

1 – Dados de clientes desatualizados

Se você anota os dados dos clientes em cadernos ou planilhas, dificilmente esses dados estarão atualizados sempre. A consequência é a perda de oportunidade de novas vendas para ele.

Isso acontece porque você não tem os contatos sempre à disposição. Além de correr o risco de perder os dados ou não os atualizar quando necessário.

Dessa maneira, você não sabe o que vendeu, quando vendeu e quando ele poderá comprar novamente.

Sem contar que você perde o contato com ele. E conexão próxima entre vendedor e comprador é um dos segredos para crescer.


2 – Perda de tempo e retrabalho

A falta de organização em vendas pode custar caro para a empresa. Isso porque os vendedores podem estar gastando 70% do tempo com ações manuais e apenas 30% vendendo.

Muitas vezes eles precisam atualizar planilhas, buscar os contatos que são possíveis compradores e ainda estudar o que deve ser vendido.

O que isso significa? Que ele não tem as informações próximas, o que traz a consequência da perda de tempo, além do retrabalho.

A falta de organização dos processos te resulta na pouca eficiência da gestão do tempo e baixo desempenho em vendas. Então, se você ainda não sabe por que não consegue superar metas, está aí uma das respostas.

Veja como a Udiformes resolveu esse problema aqui: Quero ler o case.

3 -Falta de controle das vendas

Se você não organiza suas vendas, não consegue medir os resultados. Se não mede os resultados, você não consegue fazer o controle das vendas.

O controle é essencial para qualquer gestão bem-sucedida. Sem ele, você dificilmente saberá quantas ligações, visitas ou contatos precisará fazer para efetuar uma venda.

Ou melhor, você dificilmente terá um processo de vendas ideal para o seu negócio.

4-  Não sabe onde colocar mais esforço

Não importa o cargo que você ocupa na empresa. Hoje, ser estratégico é fundamental para ser um profissional reconhecido e qualificado.

Por isso, saber exatamente onde deve ser colocado mais esforço é importantíssimo. Principalmente em vendas.

Se há falta de organização em vendas em sua empresa, dificilmente o time saberá quais são os clientes ou oportunidades que eles devem colocar mais esforço.

Ou melhor, eles não saberão quais estão “quentes” para fechar negócio e irão abordar da mesma maneira os que estão frios também.

Consequência? Falta de eficiência em vendas, baixo rendimento e alto esforço sem retorno.

Solução para a falta de organização em vendas

A boa notícia é que a falta de organização em vendas tem solução. Ela é bem simples, prática e rápida e você pode aplicar para conseguir resultados em pouco tempo.

Para conseguir ter uma visão completa do seu processo, identificar as oportunidades quentes para fechar negócios e superar metas, é preciso ter gestão eficaz.

Ter gestão significa contar com uma ferramenta de vendas ideal para o seu negócio. Portanto, essa ferramenta de vendas ou software precisa ser flexível, customizável e simples de ser usada.

Além de também garantir que você tenha o controle das ações do dia a dia, que possa olhar para ela diariamente e saber exatamente se o seu time irá superar a meta do mês.

Dessa forma, você poderá traçar estratégias para chegar ao resultado esperado com menos esforço e mais resultado.

Quer aplicar a organização em vendas com o XBusiness?

A ferramenta de vendas que é flexível, customizável e simples. É só clicar no botão abaixo e solicitar nosso contato.

QUERO ORGANIZAR MINHAS VENDAS

Nossos especialistas vão falar com você o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.