Organize a sua agenda de visitas para vender mais
Você já deve ter percebido o quanto o mundo vem evoluindo cada vez mais, promovendo avanços tecnológicos que transformaram a forma como as pessoas se comunicam. Hoje, temos disponíveis smartphones, tablets e computadores que nos possibilitam comunicar de uma forma prática e rápida, facilitando a vida daqueles que os usam tanto para fins pessoais quanto profissionais, pois através deles quase não é necessário mais sair de casa. Contudo, para quem trabalha com vendas, é importante, quando possível, realizar visitas aos clientes para se ter uma interação maior com eles e estreitar relações.
Prospecção é vital
Prospectar um cliente é algo vital para que qualquer negócio sobreviva. Afinal, a cadeia de valor de qualquer empresa tem o cliente como o seu ponto mais importante, não é mesmo? Por isso, todo o processo que envolva a conquista de um cliente deve ser considerado de extrema importância em qualquer modelo de negócio. Se não existe venda, consequentemente a empresa não estará entregando o seu valor, o que leva a não gerar receita e, obviamente, comprometerá o propósito de existir do negócio.
Leia também: Conheça e supere os principais erros ao prospectar clientes
Por isso, entenda que se você ou alguém próximo trabalha no setor de vendas, independentemente do tipo de produto ou serviço oferecido, a realidade é que:
O seu interesse conta muito
Ao visitar um cliente, você mostra de forma simples o quanto se sente interessado pelo negócio dele. Além de ficar satisfeito, ele vai saber que aquilo é importante não só pra você, mas também para a empresa que você representa ou gerencia.
Estar presente transmite confiança
Quando você visita o seu público conquista, pouco a pouco, a confiança dele. O cliente se sente seguro por saber que existe uma pessoa que ele pode contar sempre que houver necessidade, seja para resolver problemas, tirar dúvidas ou pedir orientações.
Um vínculo sempre é criado
As visitas também geram um vínculo maior com o cliente, o que acaba aumentando a fidelização do mesmo. Afinal, é muito mais fácil negociar com quem conhecemos, certo?
Os processos que exigem decisão são agilizados
Se o cliente já tem confiança naquilo que você desempenha e já criou um vínculo com você, qualquer processo de decisão se torna mais fácil.
Fiz uma boa visita, e agora?
A palavra da vez é organização. Ter uma carteira repleta de clientes não é, necessariamente, um sinal de que você está tendo sucesso em vendas. Muito além de simplesmente ter mais e mais clientes, é preciso contar com algum meio que o ajude a categorizá-los, o que possibilitará aproveitar o potencial particular de cada um deles.
Muitas pessoas deixam a desejar na organização. Por se sentirem satisfeitos com a quantidade de clientes que possuem, diversos profissionais de vendas simplesmente não se preocupam em fazer uma boa gestão da carteira. Então, lembre-se: a melhor maneira de organizar seus clientes é utilizando algum meio pra isso.
Como organizar a agenda de visitas para vender mais
As pessoas ainda acreditam que é possível lembrar de todos os clientes e os compromissos marcados com cada um deles sem ter anotado ou criado algum lembrete, e a verdade é que não funciona bem assim. A organização da agenda e das atividades é a maior necessidade de qualquer profissional que quer ser bem sucedido. E não adianta: para ser organizado é necessário ter disciplina. Para o vendedor ter uma agenda de vendas, a primeira coisa a se fazer é respeitar os horários dos clientes. A segunda é a logística, onde é necessário considerar o tempo entre um compromisso e outro.
Para a organização da agenda de visitas realmente funcionar, ela precisa estar disposta de maneira clara, prática e objetiva, e não deve ser algo complexo demais. Com tantos compromissos durante o dia, não é possível confiar apenas na memória – as anotações, mesmo que simples, podem ajudar bastante. Para ter uma agenda de visitas eficaz, outros pontos precisam estar contidos nela. São eles:
- Relação de retornos ao cliente;
- Orçamentos em aberto;
- Lista de clientes que ainda deverão ser visitados;
- Lista de clientes com visita já marcada (abrangendo endereço, horário e contato);
- Relação dos produtos/serviços dos clientes;
- Manutenção da agenda dos próximos dias.
São muitos pontos a serem lembrados, não é mesmo? Contudo, não há motivos para preocupações, ainda mais em um meio tão tecnológico em que as pessoas estão vivendo hoje em dia. Utilize ao máximo os recursos e plataformas digitais existentes para organizar sua agenda de visitas, ter ainda mais assertividade na hora de abordar seus clientes e consequentemente vender mais.
Gostou deste artigo? Tem alguma dúvida sobre o que foi apresentado aqui?
Clique aqui para conhecer nosso canal no Youtube e ficar por dentro de outras dicas de vendas.
Deixe um comentário